Por que não se deve mentir no currículo?

Você já mentiu ou pensou em mentir no currículo? Conhece alguém que fez isso? Pode parecer loucura, mas existem muitas pessoas que fazem isso, mas vale lembrar que existem riscos e consequências para quem decide tomar este tipo de decisão.

Quando o desemprego aperta e surge aquele desespero, muitas pessoas mentem em seus currículo em prol de conseguir um novo emprego, inventam cargos, competências, cursos e chegam até a “elevar” o nível falado do segundo idioma. O que elas não sabem, é que mentira tem perna curta, caso a mentira seja descoberta durante o processo seletivo, a desclassificação é certa e qualquer oportunidade futura na empresa pode ser descartada.
Quando a mentira é descoberta após a contratação, a pessoa poderá ser desligada da empresa, no futuro caso um gestor ou recrutador contate a empresa em busca de referências, existe a possibilidade da pessoa ser “queimada” por conta desta mentira.

Mentiras mais comuns

  • Conhecimento em idiomas;
  • Cargos fictícios;
  • Cursos Complementares;
  • Alteração do nome da instituição de ensino que cursou;
  • Competência e habilidades.

Compensa mentir para conseguir uma vaga?

Se já passou pela sua cabeça se vale a pena mentir, a resposta é não, os riscos envolvidos são reais e podem te afetar de forma significativa, sempre preze pela verdade, os recrutadores dão muito valor a ela.

Para Concluir

Não é crime mentir no currículo, mas isso pode quebrar a confiança entre você e a possível empresa que você vai trabalhar, além de queimar a sua imagem no mercado de trabalho. Lembre-se que as empresas pesquisam tudo antes de contratar alguém, desde o nome até se a pós-graduação é verdadeira. Então, opte sempre por falar a verdade e deixar a mentira fora do seu currículo.
Se você precisa de emprego, confira esta publicação onde damos dicas de como conseguir um novo emprego 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *