Empregabilidade diz respeito à capacidade que temos de conseguir e manter um emprego, está fortemente ligada com nosso desejo de estar em constante evolução, buscando sempre aprimorar nossas habilidades profissionais.
Ou seja, diz respeito ao conjunto de técnicas aplicadas para conquistar uma oportunidade de trabalho e à aptidão para proteger a carreira dos riscos do mercado.
O conceito foi criado pelo educador, escritor e empresário brasileiro José Augusto Minarelli no final da década de 90.
Qual a importância da empregabilidade?
Empregabilidade trata-se de um diferencial competitivo, em uma mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, que vem mudando com passar do tempo, sua capacidade de conseguir um emprego e manter-se empregado é muito importante.
Antigamente era normal pessoas se aposentarem em seus primeiros empregos, muitas vezes na mesma função, hoje, isso é muito difícil de acontecer. Cada vez mais, o funcionário com autonomia e perfil empreendedor tem se destacado no mercado.
Portanto, podemos dizer que além de conseguir empregar-se com maior facilidade, uma pessoa que tenha um alto índice de empregabilidade, também terá melhores salários e condições de trabalhos.
Bases da empregabilidade
Uma frase que ouço e leio muito, principalmente em redes sociais como o LinkedIn, uma rede voltada para a vida profissional, é a seguinte:
“Cargos são temporários.”
Esta é um afirmação verdadeira, você está empregado em um determinada função, você não é a função e definitivamente você É SUBSTITUÍVEL.
Trabalhar bem a sua empregabilidade é saber que eventuamente você pode perder o seu emprego, desta forma você deve investir continuamente em aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de cultivar as relações humanas verdadeiras dentro e fora da empresa.
As bases ou pilares da empregabilidade definidas por José Augusto Minarelli são:
- Adequação vocacional;
- Competência profissional;
- Idoneidade;
- Saúde física e mental;
- Reserva financeira; e
- Relacionamento.
Dicas para aumentar a sua empregabilidade
- Esteja ciente de que você é substituível;
- Entenda o seu atual momento, os resultados que tem entregado em seu atual emprego, você tem mais chances de ser promovido, ser despedido ou de continuar da forma que está por um longo tempo?
- Conheça o mercado que atua ou deseja atuar, veja quais qualificações e conhecimentos estão pedindo;
- Conheça seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos;
- Invista em seu desenvolvimento pessoal, trabelhe suas soft¹ e hard² skills;
- Faça amigos, cultive relações pessoais dentro e fora da empresa;
- Leia mais, a leitura além de ser um ótimo hábito nos ajuda de diversas formas, desde a aprender coisas novas, nova habilidade até mesmo a elevar o nosso nível na língua portuguesa;
- Atualize seu currículo;
- Crie um perfil no LinkedIn e atualize-o constantemente, consegui meus dois últimos empregos através desta rede social.
A maioria das dicas acima não requer nenhum tipo de investimento além de tempo, até mesmo as que requerem algum investimento, o mesmo é muito baixo. Então dinheiro não é um desculpa para não se aperfeiçoar.
Conclusão
Espero que ao final deste breve artigo você tenha um entendimento do que é empregabilidade e de que forma ela pode te ajudar a se tornar mais competitivo no mercado em que atua.
Vimos uma introdução do conceito de empregabilidade, sua importância, seus pilares e dicas de como aumentar o seu indice de empregabilidade.
Tenha um boa dia, boa tarde e ótima noite, que este artigo de alguma forma contribua para sua carreira.